• Qui. Abr 18th, 2024

CDU reuniu com a Ass. Hum. dos Bombeiros Voluntários de Estarreja

Set 22, 2021

No passado dia 13 de setembro a candidatura da CDU – Coligação Democrática e Unitária, representada pelo candidato a Presidente da Câmara António Vidal, o candidato a Presidente da Assembleia Municipal José Pontes e o candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Beduído e Veiros Fernando Saramago, tendo sido recebida pelo Marco Braga, presidente e José Amaral, secretário, da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja e o Comandante dos  Bombeiros Voluntários de Estarreja Joaquim Rebelo, onde tomámos conhecimento em detalhe das suas actividades e projectos bem como de algumas dificuldades nomeadamente a nível financeiro.

Os Bombeiros e os milhares de homens e mulheres que os integram são reconhecidos pelo papel insubstituível que desempenham nas suas missões, são a mais importante organização de protecção e socorro do País e assumem um papel central no Sistema de Protecção Civil. Acontece porém que os Bombeiros e as suas Associações continuam a ser confrontados com uma imensidão de problemas que limitam a sua acção e que podem colocar em risco já a curto prazo a sua missão.

O financiamento dos Bombeiros têm de ser feito de forma universal e directamente do governo, que apesar de existir é ridiculamente insuficiente para fazer face às despesas que não param de aumentar, sendo uma das maiores o valor exorbitante do combustível, agravado com os constantes aumentos dos preços dos combustíveis e com o encerramento das urgências do Hospital Visconde Salreu que obrigou a que muitos mais quilómetros fossem feitos com a deslocação constante para o Hospital em Aveiro.

Apesar da Direção da AHBVE assegurar que muito ajudam no dia-a-dia as empresas do concelho e garantir que o reforço financeiro que foi feito por parte da Câmara Municipal é substancial fica muito aquém da realidade das corporações vizinhas que não tendo um complexo químico desta dimensão e perigo recebem muito mais ajudas, como no pagamento total dos combustíveis e das equipas de intervenção e outros funcionários. A CDU acha inaceitável esta desresponsabilização por parte do governo e da administração local e garante que tudo fará para apoiar correctamente esta Associação e os seus Bombeiros, serviços essenciais ao público não podem estar reféns das vontades de directores, sócios, doadores anónimos ou amigos deste e daquele, têm de ser pagos na sua totalidade pelo Governo para que seja possível garantir igualdade de Socorro independentemente da localidade onde o cidadão se encontre.

Para a CDU o diagnóstico está feito, o que tarda são as medidas concretas para enfrentar esses problemas e é por isso que a CDU tem procurado intervir sobre eles não apenas questionando o Governo mas também apresentando propostas que visam valorizar o papel dos bombeiros no quadro do Sistema de Protecção Civil.

Consciente de que os problemas são de fundo, que radicam nas opções, muitas vezes erradas e raramente debatidas e em que o crónico subfinanciamento é apenas mais um problema, a CDU defende um outro caminho, que valorize os Bombeiros e que contribua para um Sistema de Protecção Civil mais capacitado e eficaz.

A Comissão Concelhia da CDU