O PCP celebrou o 48º aniversário do 25 de Abril em Oliveira do Bairro num almoço que contou com a presença de algumas dezenas de militantes e amigos do partido. Neste convívio participou Filipe Guerra, do PCP, que na sua intervenção afirmou que o dia 25 de Abril de 1974, foi o culminar de 48 anos de resistência.

Foi o regresso da Liberdade e o tempo das conquistas, conquistas como a Liberdade de reunião, de manifestação, de associação, de expressão e de imprensa, de Liberdade Sindical, o tempo da reforma agrária, das nacionalizações e controlo operário, do Direito à greve, às eleições livres e à livre formação dos partidos políticos, o voto aos 18 anos, o nascimento do Poder Local autónomo e democrático. Com a Revolução de Abril nascia o Salário Mínimo Nacional, os subsídios de férias e de natal, o subsidio de desemprego, pensões e reformas generalizadas, igualdade de direitos para as mulheres e direito à licença de maternidade, o direito à Saúde, à Educação e à Segurança Social, Liberdade de criação e fruição cultural, diversificação de relações externas e o fim do isolamento internacional do país, a melhoria generalizada das condições de vida do povo. Nascia em 1976, a nossa actual constituição, uma das mais avançadas do mundo.

O Partido Comunista Português mantém o seu compromisso de sempre com o povo e os trabalhadores, e continuamos a afirmar que Abril foi e será das mais belas páginas da nossa História enquanto Nação. Reafirmamos hoje que os valores de Abril farão parte do Futuro de Portugal.

Oliveira do Bairro, 26 de Abril de 2022 A Comissão concelhia de Oliveira do Bairro do PCP