Uma delegação do PCP esteve, como sempre, junto dos trabalhadores da AdCL (Águas da Região de Aveiro), do Grupo Águas de Portugal, que realizam hoje um dia em greve, expressando a sua mais profunda solidariedade com esta justa luta por aumentos salariais, valorização das carreiras, 35 horas para todos, uniformização de direitos e a atribuição do suplemento de insalubridade, penosidade e risco.
Para o PCP o aumento geral dos salários é um factor fundamental não só para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores, mas também para combater a recessão e dinamizar o mercado interno, para desenvolver o país. Por isso mesmo, tem vindo recorrentemente a propor na Assembleia da República o aumento geral dos salários e a fixação do Salário Mínimo Nacional nos 850 euros. Acresce que, o PCP propôs que neste contexto sanitário todos os trabalhadores dos serviços considerados essenciais tivessem um suplemento remuneratório de 20% - proposta inviabilizada por PS, PSD, CDS, IL e CH.
O actual contexto evidenciou ainda mais as condições de risco, de penosidade e de insalubridade que milhares de trabalhadores da Administração Local e da Administração Central enfrentam, diariamente, no seu trabalho e demonstrou bem a urgência de se garantir o suplemento de penosidade, insalubridade e risco e demais compensações. Pela luta dos trabalhadores e a intervenção do PCP foi, após mais de 30 anos, finalmente possível efectivar no Orçamento do Estado para 2021 a efectivação do direito ao suplemento de insalubridade, penosidade e risco. Medida esta que corresponde a um importante avanço, apesar de ainda insuficiente nos valores, restritiva uma vez que não contempla a totalidade dos trabalhadores que trabalham nestas condições e de remeter para as autarquias locais a sua aplicação. Importa referir, que todas as Câmaras da CDU aplicaram já o suplemento e isto tem um significado profundo, agora coloca-se a necessidade conseguir esse objectivo de tomar todo o universo de trabalhadores que estão sujeitos à penosidade e à insalubridade veja também reconhecido esse direito. Só com a luta organizada dos trabalhadores será possível garantir e conquistar direitos. Os trabalhadores podem sempre contar com o PCP, que continuará a se bater pela defesa dos seus direitos e pela concretização das suas justas aspirações.
Aveiro, 11 Junho de 2021