• Qua. Abr 24th, 2024

Sessão pública da CDU em Mealhada

Jul 29, 2021

Decorreu esta semana mais uma sessão pública da CDU aberta à população. Nesta sessão realizada na antiga escola da Lameira de São Pedro, freguesia do Luso, participaram Óscar Carvalho e João Marques, candidatos respectivamente à Junta de Freguesia do Luso e à Câmara Municipal da Mealhada.

Numa sessão muito participada, estiveram os problemas do lugar, mas igualmente outros da freguesia e do concelho. No que diz respeito à Lameira de São Pedro, a população clama pela construção dos passeios prometidos há muito mas nunca concretizados. Falta igualmente uma estratégia de dinamização cultural que mantenha a identidade do lugar com as suas tradições rurais. A recuperação do regadio, das levadas e dos moinhos representa outra reivindicação da população, que sugere igualmente a criação de itinerários pedestres que permitam valorizar este património histórico e cultural hoje ao abandono.

De acordo com Óscar Carvalho, esta realidade decorre de décadas de políticos onde se concentraram investimentos no centro da freguesia, abandonando os lugares periféricos. Mas a verdade é que, mesmo o centro da vila se encontra hoje profundamente deprimido. Por isso, a CDU defende uma estratégia de desenvolvimento local de base comunitária (atual designação do programa leader) que reconcilie a freguesia com a sua identidade rural. A recuperação do mercado do luso associada a uma estratégia de valorização da produção local representa um eixo fundamental na nossa estratégia.

João Marques acentuou a necessidade de apostar na mata do Buçaco. “É claro para a CDU que o formato de fundação se esgotou por completo.

Exigimos que a mata do Buçaco volte ao perímetro do ICNF para uma gestão pública e transparente ao serviço do interesse local e nacional. É fundamental que sejam depois alocados meios financeiros e humanos para colocar a mata ao serviço do desenvolvimento!”

Cumprimentos,

Comissão Concelhia da Mealhada do Partido Comunista Português