• Qui. Set 29th, 2022

CDU em contacto com a população de Louredo (Luso)

Ago 19, 2021

Uma delegação da CDU composta por Óscar Carvalho e João Marques, candidatos respetivamente à Junta do Luso e à Câmara Municipal da Mealhada, esteve recentemente no lugar do Louredo (freguesia do Luso) em mais uma sessão destinada a ouvir a população. O lugar de Louredo representa mais uma das aldeias típicas das freguesia que está em risco de despovoamento. A preservação do mundo rural e das suas aldeias representa um desafio para o poder político e por maioria de razão para as autarquias locais, A CDU tem propostas concretas assentes do Desenvolvimento Local de Base Comunitário (iniciativa Leader) que implicam mais iniciativa da Câmara e da Junta de freguesia na captação de fundos da União Europeia. 

Durante as cerca de duas horas que durou a visita, a delegação da CDU ouviu da parte da população um conjunto de queixas, todas elas devidamente assinaladas pelo candidato Óscar Carvalho. A recuperação da antiga escola primária é uma prioridade na medida em que poderá servir de sede à futura associação cultural e desportiva que está a ser criada para dinamizar o lugar. A sinalização viária necessidade igualmente de ser melhorada, Uma terceira reivindicação prende-se com os dois lavadores que estão completamente degradados. Estes representam um importante património que ajuda a manter a memória e a identidade da aldeia. Não será a criação de emprego a servir de motor para fixar mais pessoas neste lugar. O argumento mais importante para que mais famílias optem por residir nestas aldeias prende-se com a qualidade de vida e com a possibilidade de poder praticar alguma agricultura de subsistência, fugindo ao reboliço citadino. Para isso a CDU propõe um ambicioso programa de apoio à reabilitação de casas em articulação com a criação de uma estratégia de desenvolvimento local assente na recuperação das tradições, do património, com a criação de itinerários pedestres que permitam às populações usufruir de todo aquela encosta de rara beleza.
Óscar Carvalho: “Viemos encontrar aqui o embrião de uma associação que quer dinamizar o lugar. É uma excelente notícia para acompanhar. Pela nossa parte tudo faremos para a apoiar!”. João Marques: “Confirma-se com esta visita, tantos os problemas e desafios como as potencialidades do mundo rural. O nosso programa assume de corpo inteiro esta matriz rural do concelho e contem propostas que podem ajudar a revitalizar este lugar do Louredo.”

Cumprimentos,

Comissão Concelhia da Mealhada do Partido Comunista Português