• Sáb. Nov 27th, 2021

CDU reúne com Bombeiros Velhos de Aveiro

Set 21, 2021

Miguel Viegas e Emídio Abrantes estiveram reunidos com o comandante da  Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Aveiro Velhos. Nesta reunião a CDU ouviu as principais preocupações dos bombeiros e transmitiu o seu apreço e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por esta corporação em benefício dos Aveirenses.

Existem diversos problemas que afetam o desempenho dos bombeiros velhos de Aveiro. Uns de cariz mais geral, prendem-se com a dificuldade de captar quadros para assegurar o funcionamento regular da instituição e dar resposta às muitas ocorrências que diariamente solicitam a sua intervenção. O financiamento é outra questão crónica que se arrasta com a não atualização dos preços que remuneram o transporte de doentes. Outras são de caráter mais local e decorrem da falta de articulação entre instituições, o que impede uma melhor utilização dos recursos. A cobrança de estacionamento de ambulâncias no Hospital é um sinal desta desarticulação entre instituições que não deveriam estar de costas voltadas.

Pela parte da CDU, há muito que são apresentadas propostas na assembleia da república para dignificar o estatuto de bombeiro voluntário, que incluem proteção no emprego, e bonificação nos descontos para a reforma. A CDU tem igualmente propostas para aliviar fiscalmente as corporações seja em sede de IVA de taxas de radiodifusão ou outras. Localmente, a CDU defende um maior protagonismo do Conselho Municipal de Segurança que hoje se limita a cumprir os serviços mínimos. É necessário mais diálogo com as instituições e designadamente com as corporações de bombeiros.

Miguel Viegas: “É sempre com orgulho que visitamos esta instituição que presta um inegável serviço às populações. A Câmara deveria servir de ponte entre as diversas instituições com competências no domínio da segurança. É para isto que serve o conselho municipal de segurança que, em Aveiro, está muito apagado.”

Emídio Abrantes: “A precariedade dos jovens afeta a vida desta corporação que tem dificuldade em fixar os seus efetivos. Apoiar a CDU é também lutar pela estabilização da vida dos jovens”.

A Candidatura de Aveiro da CDU

Aveiro,21 de Setembro de 2021