• Sex. Abr 26th, 2024

CDU apresenta propostas para habitação em Aveiro

Set 23, 2021

A CDU tem na habitação uma das suas principais prioridades políticas. Ontem, num debate realizado em Aradas sobre o tema, Miguel Viegas reafirmou as principais propostas da CDU para o concelho. A CDU propõe, no essencial, políticas públicas que possam democratizar a cidade, tornando-a mais inclusiva e solidária.

A gentrificação afeta grande parte das cidades europeias. Aveiro não é exceção. Esta tendência resulta de uma crescente liberalização das políticas de habitação, A lei do arrendamento criada pelo CDS no tempo da troika é apenas um exemplo. Para a CDU é necessária uma oferta pública de habitação que permita travar a subida dos preços da habitação e a expulsão de grande parte da população do centro da cidade para a periferia. A construção de um bairro habitacional com apartamentos a custos controlados em Aradas é uma má opção, que não é justa porque acentua a gentrificação e não é sustentável porque vai gerar custos acrescidos para servir estes bairros com infraestruturas.

A CDU propõe quatro linhas de intervenção. Em primeiro lugar, a reabilitação dos bairros sociais que estão profundamente degradados, desde o centro da cidade até às freguesias incluindo São Jacinto. Em segundo lugar, defendemos a construção de habitação a preços reduzidos no perímetro da cidade onde existem muitas bolsas de terrenos por preencher. Em terceiro lugar, propomos um amplo plano de reabilitação de fogos devolutos que existem não só no casco histórico mas também nas restantes freguesias. Finalmente e em quarto lugar, a CDU defende um regulamento do alojamento local que evite os excessos existentes e redirecione parte desta alojamento para o aluguer de média e longa duração.

Miguel Viegas: “O problema da habitação resulta da subida dos preços e também dos baixos salários. Nesta fase onde se assiste a uma subida vertiginosa dos preços e onde são cada vez menos aqueles que residem no centro da cidade, são necessárias políticas corajosas que a CDU está em condições de levar por diante!”.

Cumprimentos,

A Comissão Concelhia da CDU