O PCP tem vindo constantemente a alertar para o estado precário da prestação de cuidados de saúde tanto a nível nacional, como no concelho de Estarreja, que em 2008 viu ser encerrado o serviço de urgência do Hospital Visconde de Salreu e a sua substituição por uma consulta não programada para atendimento de casos agudos do foro ambulatório que viu os seus últimos dias no ano de 2014 tendo sido transferida, com várias limitações para o Centro de Saúde de Estarreja, prevista inicialmente de segunda a domingo das 8 até às 24H.
Com a justificação de falta de médicos e administrativos em 2020 iniciou-se uma nova tentativa para acabar de vez com a consulta aberta, limitando gravemente os horários de funcionamento. Muitos dos utentes que chegavam dentro do horário de atendimento viam ser recusado o seu atendimento, tendo de deslocar-se às urgências do Hospital de Aveiro, sobrecarregando as mesmas.
Está em causa o direito constitucional à saúde. Graças aos sucessivos governos PS/PSD e ao fraco interesse do poder local do PSD/CDS constata-se que neste momento a consulta aberta está desde o final de 2021 a funcionar unicamente à sexta, sábado e domingo e apenas até às 16H, independentemente de no site do SNS ainda se encontrar o anterior horário, inclusive são conhecidos casos concretos em que o próprio SNS24 reencaminha utentes para esta consulta aberta quando a mesma está encerrada.
Após todos estes desenvolvimentos, o PCP tomou hoje conhecimento que, um dos médicos do centro de saúde, que se encontrava há mais de um ano de baixa, não vai retomar a sua actividade no Centro de Saúde de Estarreja nem será substituído por outro médico, o que irá piorar uma situação já crítica, o PCP também teve conhecimentos que um outro médico ficará reformado. O centro de saúde de Estarreja fica assim com menos dois médicos, serão mais de 4 mil os utentes que ficarão sem médico de família.
É urgente o reforço do serviço nacional de saúde. Mais médicos, mais profissionais de saúde são necessários.
Urge garantir o direito constitucional à saúde!
A comissão concelhia de Estarreja do PCP