É com profunda consternação que a CDU toma conhecimento do encerramento do Serviço de Urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Infante D. Pedro.
Infelizmente, fruto de um processo de degradação e de profundo desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, pelas mãos de PSD, CDS, PS, IL e CH, os constrangimentos ao acesso ao Direito à Saúde, no geral, mas à saúde da mulher e materno/infantil em particular, somam-se ano após ano.
A CDU já havia denunciado, no passado, a falta de capacidade do SNS para assegurar a realização da ecografia obstétrica do 1º Trimestre, ao que acresceu este ano a falta de capacidade do Hospital Infante D. Pedro em garantir a primeira consulta obstétrica pré-natal.
Exige-se outra política de saúde, em particular na saúde materno-infantil, que invista no SNS e nos seus profissionais, contrariando a destruição contínua levada a cabo pelo Governo, com as suas políticas. Não é com a privatização dos nascimentos que se resolvem os problemas da população e em particular das grávidas e das crianças; é sim com o reforço do Serviço Nacional de Saúde.
É urgente dar uma resposta efectiva à falta de profissionais, travar a degradação das condições dos trabalhadores da saúde, valorizar, fixar e criar condições para atrair para o SNS mais profissionais de mais especialidades, garantindo melhores salários e a dedicação exclusiva com majoração da remuneração, desde logo a médicos e enfermeiros, valorizando as carreiras e garantindo uma efectiva progressão.
A CDU já questionou o Governo sobre até quando irá a desviar do SNS milhões de Euros para os grupos privados da saúde e quando realizará o investimento necessário no Serviço Nacional de Saúde para assegurar o direito de todos ao acesso aos cuidados de saúde. Mas, no imediato, questionou sobre que medidas urgentes tomará para assegurar a reabertura e manutenção deste Serviço de Urgências de Obstetrícia e Ginecologia
O povo e os trabalhadores de Aveiro podem contar com a intervenção da CDU em defesa do Serviço Nacional de Saúde, que responda a todos, independentemente da condição financeira, que não pergunta quanto cada um tem na conta bancária, nem se tem ou não seguro, esse SNS público e tendencialmente gratuito tal como define a Constituição da República, esse SNS de Abril, que é preciso salvar, recuperar e impedir o seu desmantelamento e privatização.
Neste sentido a CDU realizará uma acção de contactos com utentes e profissionais de saúde seguido de uma Conferência de Imprensa, à porta do Hospital Infante D. Pedro, na próxima Quarta-feira, dia 9 de Julho, às 9 horas, que contará com a participação de Isabel Tavares e Nuno Teixeira, candidatos à Câmara e à Assembleia Municipais de Aveiro respectivamente, e para a qual convoca desde já os Órgãos de Comunicação Social.
A Coordenadora de Aveiro da CDU
4 de Julho de 2025
