É com profunda preocupação que a Comissão Concelhia de Aveiro do PCP continua a acompanhar a situação vivida pelos moradores do Bairro do Griné.
Foram hoje despejadas mais três famílias, que inclui crianças, uma mulher grávida e um homem com uma deficiência motora.
Foi anunciada a possibilidade de uma solução provisória de alojamento para duas das três famílias hoje despejadas. Àquelas que já foram despejadas, que vivem actualmente na rua, nenhuma solução foi oferecida.
Estes moradores tudo têm feito para defender o seu direito à habitação, tendo estado sempre disponíveis para regularizar as suas situações.
Continuam em risco de despejo 9 famílias. Duas famílias continuam a viver em tendas naquele Bairro. Tratam-se de munícipes do concelho de Aveiro, que sempre estiveram disponíveis para regularizar as suas situações naquelas casas, que estão em listas de espera para uma habitação há anos, alguns deles há mais de 15 anos. Enquanto isso existem casas, não só do IHRU mas também da Câmara Municipal de Aveiro, desabitadas e encerradas a tijolo.
A Câmara Municipal de Aveiro tem o dever de representar os seus munícipes, fazer pressão junto ao Estado Central para a resolução dos problemas do concelho, quando não são da sua competência directa, e contribuir ela própria para a resolução dos seus problemas.
É amplamente conhecido o problema do acesso à habitação no concelho de Aveiro. É o reflexo de décadas de políticas que favorecem a especulação imobiliária, que potenciam o aumento contínuo e desmesurado no valor das rendas, ao mesmo tempo que se adia a resposta pública necessária que garanta o direito Constitucional à habitação, um direito universal, o direito a um nível de vida adequado, assegurando uma habitação adequada a todos, económica e fisicamente acessível.
É necessário uma política que combata a especulação imobiliária que mobilize o parque habitacional público e privado ou de outras instituições, devoluto colocando-o ao serviço das pessoas que necessitam de habitação; uma política de reabilitação urbana que tenha no centro a necessidade de rentabilizar os fundos públicos existentes; uma política que ao nível do arrendamento, mobilize o património habitacional público, para programas de renda apoiada ou de renda condicionada.
A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP reitera o seu compromisso com os moradores do Bairro do Griné com a sua luta, que muito valoriza, pelo direito à habitação.
A Habitação é um bem fundamental para suprir necessidades básicas das pessoas e dar estabilidade à vida das famílias. Na luta por assegurar a todos esse direito, o povo e os trabalhadores podem contar com o empenho do PCP.
Aveiro, 9 de Maio de 2022 A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP