A 24 de maio faleceu o camarada Manuel Duarte da Silva, que contava com 84 anos, natural de Ovar, residente na Habitovar e militante do PCP, desde a primeira década do novo milénio.
Reformado, trabalhou 50 anos como operário eletricista, ocupando cargos de chefia durante longos períodos.
Oriundo do povo, e trabalhador, assumiu desde sempre uma profunda ligação e um enorme sentido de pertença às massas trabalhadoras, às suas raízes e à cultura da sua terra, com particular incidência na música.
Manuel Duarte da Silva, na sua ação política destacou-se enquanto eleito pelo PCP na Assembleia de Freguesia de Ovar nos mandatos de 2005 – 2009 e 2009 – 2013, tendo sido também eleito para a Assembleia da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira entre 2013 e 2017, tomando sobre si a firme defesa do Poder Local Democrático e dos Valores de Abril, combatendo as políticas de direita que, a título de exemplo, são responsáveis pela agressão às freguesias, as quais são o garante da plena democracia e da mais elementar representação dos interesses e aspirações das populações.
Mais ainda, Manuel Duarte, foi dirigente associativo, foi sócio fundador de duas associações, dirigente sindical desde 1990 e integrou a direção da organização dos reformados da CGTP-IN.
Sempre comprometido com a sociedade, integrou a Banda Filarmónica Ovarense desde a década de 60 do século passado, inicialmente enquanto músico, mas mais tarde, fruto do seu empenho e confiança conquistada aos seus pares, tornou-se seu quadro dirigente, reunindo extensos louvores pela grande elevação, carácter e dedicação com que assumiu estas funções, cumprindo-as até ao seu derradeiro fio de vida. Na presente data ocupava os cargos de Presidente do Conselho Fiscal e Diretor Honorário da ducentenária Banda Filarmónica Ovarense.
Mas a sua experiência associativa não se esgota na Banda Filarmónica Ovarense, pois também esteve envolvido com a Troupe de Reis JOC/LOC, o Grupo Coral do Orfeão de Ovar, Grupo “Gente Madura” e a Escola de Música Novos Sons, vivências partilhadas com conterrâneos das mais variadas gerações.
Expressando o luto do coletivo comunista, o PCP apresenta a toda a família, amigos e camaradas próximos do Manuel Duarte, os mais sinceros votos de solidariedade e pesar pelo seu falecimento.
Ovar, 25 de maio de 2023
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP