No âmbito da candidatura ao Parlamento Europeu uma delegação da CDU esteve esta quinta-feira em contacto com os trabalhadores da Corticeira Amorim nas unidades de São Paio de Oleiros e Mozelos apresentando as nossas propostas e ouvindo as suas preocupações.

Surpreendentemente foi-nos relatada a preocupação com a tentativa de negociação com muitos dos trabalhadores mais antigos da empresa, com vista à sua saída, bem como, com a ameaça de um despedimento colectivo que levaria a uma redução significativa do número de trabalhadores da unidade de São Paio de Oleiros – Amorim Cork Flooring.

Segundo o comunicado oficial da empresa a 22 de Abril de 2024, foi decidido em Assembleia Geral a distribuição de 26,6 milhões de euros pelos accionistas pelo que um posterior comunicado da empresa, a  9 de Maio, deixou grande parte dos seus trabalhadores perplexos, quando este anunciou que  “Considerando o exigente contexto macroeconómico, a inexistência de sinais de recuperação da indústria de pavimentos e as atuais debilidades competitivas da Amorim Cork Flooring, foi decidido iniciar um processo de reestruturação desta UN que implica, numa primeira fase, o ajustamento da sua estrutura produtiva e de suporte à dimensão atual das vendas, de forma a reduzir as perdas operacionais e aumentar a eficiência pela otimização industrial.”

A incerteza do futuro destes trabalhadores, bem como com a unidade de Amorim Cork Flooring só nos pode deixar apreensivos. De salientar que trabalham nesta unidade cerca de duas centenas de trabalhadores em trabalho por turnos, com um vínculo efectivo.

A CDU reitera o seu apoio aos trabalhadores do Grupo Amorim, não podendo deixar de mostrar indignação na opção da empresa, que detém milhões de lucros, em despedir em vez de encontrar uma solução mais justa para estes trabalhadores que há anos ali trabalham.

Pela Comissão Concelhia do PCP

Santa Maria da Feira, 24 de Maio de 2024