Realizou-se, na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, em Ovar, o debate “Mulher e Abril”, iniciativa que contou com o painel composto por Sandra Pereira deputada do PCP ao Parlamento Europeu, Andreia Mortágua candidata da CDU às Eleições Legislativas pelo Círculo Eleitoral de Aveiro, Manuela Antunes Silva membro da Direção Nacional do MDM – Movimento Democrático de Mulheres, e moderado por Catarina Almeida membro da Direção Regional de Aveiro do PCP.
Esta sessão pública de ampla participação, abriu com um breve tributo a Odete Santos, e decorreu com a apresentação de testemunhos da resistência antifascista feminina, os avanços e recuos da emancipação feminina no País e na Europa, o impacto da política de direita neste processo, o papel do homem e da mulher na emancipação da mulher, processo este que toca na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos das mulheres, que entre vários, deve garantir salário igual para trabalho igual.
Também nesta sessão se fez alusão à importância dos Serviços Públicos na garantia dos direitos das mulheres, entre os quais o acesso ao direito da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG).
Também não foi esquecida a associação entre o risco de pobreza e o risco de exploração da mulher pela prática da prostituição, sendo necessário prevenir a pobreza para que esta prática não se multiplique.
Ainda se fez menção à necessidade de ir mais longe na prevenção, sinalização e proteção contra a violência doméstica e no namoro.
Por que só a política patriótica de esquerda pode garantir amplos progressos na emancipação da mulher, por fim apelou-se ao voto na CDU.
A luta das mulheres tem na CDU o seu porto seguro.
10 de março, Vota CDU!
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU
Ovar, 25 de fevereiro de 2024