Saiu a público o Despacho de Acusação do lamentável processo “Vórtex”.

A CDU tem respeitado a separação entre Justiça e Política e tem cultivado a necessária contenção verbal quando Espinho é notícia, pelas piores razões, nos títulos da Comunicação Social. No entanto, a leitura do referido Despacho obriga-nos a expressar as seguintes posições:

1. O conteúdo do Despacho de Acusação revela um assustador cenário de promiscuidade e impunidade nas negociatas entre grandes interesses imobiliários e os partidos responsáveis pela gestão autárquica de Espinho: PS e PSD.

2. Este quadro, que ultrapassa tudo o que de mau se poderia imaginar e que pode representar apenas uma ponta do iceberg da delapidação do património do Concelho e do seu futuro, vem explicar o retrocesso que Espinho sofre há décadas e o sacrifício permanente do Concelho em favor dos negócios imobiliários e dos interesses pessoais de eleitos PS e PSD, que têm vindo a enganar os Espinhenses.

3. Não podemos deixar de lembrar que durante décadas a CDU denunciou o domínio do poder económico (nomeadamente dos interesses imobiliários) sobre o poder autárquico, que resultou na expulsão de jovens e população activa para fora de Espinho, envelhecendo e diminuindo os habitantes do Concelho, pondo Espinho desde há muito no caminho da regressão.

4. Com a CDU presente na Câmara Municipal esta situação nunca aconteceria, porque seria contrariada de imediato e naturalmente denunciada até às últimas consequências.

5. A CDU sempre apresentou equipas de candidatos competentes e prontos a assumir as suas responsabilidades em prol dos interesses da maioria dos Espinhenses, ao contrário do actual executivo PS que, tal como o PSD, sempre focou as atenções em “vedetas”.

6. Os candidatos e eleitos da CDU, que concorrem e ocupam cargos públicos, aceitam o compromisso solene de não serem beneficiados nem prejudicados nas funções que exercem, continuando a cumprir o seu lema “Trabalho, Honestidade, Competência”.

7. Por todo o património de prestígio que tem no Poder Autárquico e pela coragem política sempre assumida e demonstrada, a CDU é a única força que pode devolver Espinho aos Espinhenses, retomar a tradição de Progresso da Cidade e do Concelho, limpar o nome de Espinho.

8. Para isso estamos dispostos a trabalhar com todos, de acordo com a natureza unitária e democrática da nossa Coligação, e na urgência que Espinho tem em virar esta página negra da sua História.

9. Com a CDU e com todos os Espinhenses que assim o entendam, o Concelho pode ser resgatado da trajectória de corrupção e de retrocesso, honrando o seu passado de pioneirismo, coragem e progresso.

Espinho, 27 de Julho de 2023.