No período antes da ordem do dia da última Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, João Sousa, da Comissão Concelhia de Oliveira do Bairro do PCP, interveio sobre problemas da saúde no concelho, nomeadamente acerca da falta de médicos de utentes, bem como da falta de prestação de cuidados de saúde oral às populações pelas instituições do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Assim, João Sousa questionou a Câmara Municipal sobre que diligências esta tem feito para que o Governo colmate a falta de médicos de família que está a afetar milhares de utentes do concelho, e perguntou também se a Câmara Municipal tem conhecimento da existência de equipamentos de medicina dentária no Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, que nunca foram utilizados.

Com efeito, no concelho há milhares de utentes sem médicos de família e os números continuam a aumentar. As razões são conhecidas: os portugueses pagam, com os seus impostos, grande parte da formação de médicos e de outros profissionais da saúde, que muitos deles vão depois trabalhar para os hospitais e clínicas privados, ou no estrangeiro, pelo facto de que lhes pagam muito melhor do que no SNS. Isso acontece porque as políticas que têm sido seguidas são orientadas para liquidar o SNS, abrindo espaço para os privados singrarem e fazendo da saúde um negócio.

A estas questões o Presidente da Autarquia respondeu, apenas, que os problemas levantados são pertinentes, mas que não são da responsabilidade da Câmara Municipal resolvê-los. Sendo isso verdade, no entanto, é da responsabilidade da Câmara Municipal tudo fazer para que as entidades competentes resolvam problemas como estes que afetam gravemente a população. Mas, sobre estas diligências, nada foi dito, o que significa que nada foi feito por parte da Autarquia.

A Comissão Concelhia de Oliveira do Bairro do PCP considera que é dever da Câmara Municipal não ficar apenas pela constatação dos problemas, devendo também agir, com os meios que tem ao seu alcance, para que, quem de direito, os resolva com a urgência necessária.

Oliveira do Bairro, 14 de dezembro de 2022

A Comissão Concelhia de Oliveira do Bairro do PCP