O Partido Comunista Português apresentou na passada reunião da Assembleia Municipal de Aveiro uma proposta de recomendação para a criação de um dia semanal de acesso gratuito aos museus de Aveiro que foi, sem surpresas, chumbada pela maioria PSD-CDS-PPM.

Aveiro tem durante o ano de 2024 o título de capital portuguesa da cultura o que devia vir acompanhado de medidas concretas no sentido da democratização cultural como, aliás, é responsabilidade do Estado promover. E há muito trabalho por fazer no concelho face ao seu rico e diversificado património museológico que muitos habitantes infelizmente desconhecem.

Num contexto em que as famílias veem o seu poder de compra diminuir devido ao aumento do custo de vida, enquanto os seus salários não acompanham aqueles aumentos, torna-se ainda mais importante assegurar o direito à fruição cultural, sendo esta uma medida essencial que contrasta, aliás, com o aumento do preçário praticado.

Esta medida não se confunde com a proposta que ainda poderá vir a ser aprovada em reunião da Câmara que coloca a possibilidade da gratuitidade apenas no primeiro Domingo do mês. Ficando, portanto, muito aquém do necessário e possível.

O PCP encara a cultura, não como um luxo ou privilégio, mas como um pilar do regime democrático e condição para a formação integral do indivíduo, essencial para a emancipação individual e coletiva.