O Partido Comunista Português teve conhecimento de uma descarga de esgoto doméstico na zona de Eixo e Horta, no concelho de Aveiro, alegadamente com origem numa ruptura da estação elevatória de Águas Centro Litoral. Acontecimento que não é único, uma vez que já em anos passados foram denunciadas descargas da mesma estação elevatória, na mesma zona.

Na visita ao local, foi notório o mau estado das águas do Rio, turvas, espumosas, com peixes mortos, das quais emanam cheiros nauseabundos, pondo em causa zonas de lazer e recreio, nomeadamente o Parque da Balsa, mas também a própria saúde pública uma vez que estas águas servem para irrigar áreas de cultivo.

Mais, proliferam naquela zona do Rio a espécie invasora pinheirinha-de-água. Não esquecendo que ao longo do seu leito são visíveis muitas outras espécies invasoras, nomeadamente os jacintos de água.

São necessárias medidas para garantir a mitigação dos danos causados por esta espécie, nomeadamente pela dificuldade de captação de água causando impactos para a pequena agricultura; pela dificuldade de acesso às áreas de lazer e recreio; e danos a nível do ecossistema, noutras espécies e na qualidade da água.

Assim, o PCP através do seu Grupo Parlamentar perguntou ao Governo que medidas irá tomar no sentido de evitar que descargas como estas ocorram e o que irá fazer para garantir a limpeza e despoluição do Rio Vouga.

Podem contar com o Partido Comunista Português na luta por uma outra política ambiental que vise a preservação do equilíbrio da natureza e dos sistemas ecológicos, que contribua para prevenir os efeitos das alterações climáticas e que garanta o acesso e o usufruto da natureza para todos.