Salvo qualquer inesperada alteração ao ritmo dos trabalhos na Assembleia Municipal de Aveiro, este órgão autárquico irá apreciar e deliberar na noite desta Sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, acerca de uma importante recomendação à Câmara Municipal, proposta pelo PCP, visando a instituição de uma tarifa social para o consumo de água e saneamento no Município.
Esta iniciativa visa dar início a um processo de redução dos encargos das famílias, semelhante ao que já existe para a energia (eletricidade e gás) do qual beneficiam 5623 agregados familiares do concelho, o que nos dá a dimensão da necessidade de apoio desse apoio. Acresce, por outro lado, que Aveiro é a capital de Distrito de Portugal com a tarifa mais alta.
A criação desta tarifa social, prevista na lei e justificada pela delicada e difícil situação económica de muitas famílias apenas pode ser aprovada na Assembleia Municipal se for proposta pela Câmara Municipal. A aprovação desta recomendação representará um grande passo no sentido que é necessário fazer.
O PCP apela a que os trabalhos de reunião de Sexta, que é pública, seja acompanhada com a presença de cidadãos no edifício da Assembleia (antiga Capitania) ou na emissão online, transmitida em direto.