No passado 9 do presente mês de Junho, a Comissão Concelhia de Anadia do PCP reuniu com a Direção e com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Anadia.
Das várias questões levantadas ressaltam, pela sua importância para o futuro dos Bombeiros, o custo dos combustíveis, que não para de aumentar, enquanto que desde 2012 que não há qualquer acerto nas comparticipações para o transporte de doentes. Os transportes de doentes não urgentes começam, deste modo, a ficar quase impossíveis de suportar, até porque muitos desses transportes são de pessoas com acentuada debilidade económica que não podem fazer face a estes custos. Esta situação carece, pois de análise e resolução urgente pelo Governo.
Também a atual legislação, nomeadamente a lei que define o regime jurídico das associações humanitárias de bombeiros está desajustada face à realidade dos seus membros e deve ser urgentemente adaptada às necessidades reais dos membros das várias corporações.
A dificuldade em atrair pessoas disponíveis para este trabalho/missão também é uma das preocupações apresentadas. Seria preciso encontrar formas de atrair jovens para abraçar esta atividade, tão meritória e imprescindível para o bem-estar das populações, valorizando os seus profissionais.
O PCP irá continuar a apresentar propostas na Assembleia da Republica que vão de encontro à resolução dos problemas sentidos pelos Bombeiros.