A Comissão Concelhia de Aveiro, realizou uma visita ao Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) de Aveiro. Este é um edifício gerido pela Câmara Municipal de Aveiro, localizado numa zona privilegiada do Município, junto à sua Ria, e onde se registam diversos problemas a par de diversas potencialidades por explorar

Antes de mais é possível verificar que o investimento público relevante que ali se encontra, está pouco sinalizado e pouco promovido quer na rede viária circundante, quer noutros espaços de divulgação pública dos meios e espaços municipais.

A zona verde que separa o edifício da Ria encontra-se desleixada, verificando-se o aparecimento de diversas espécies invasoras, e já de uma altura que impede o melhor usufruto da vista e do enquadramento paisagístico que o local poderia proporcionar, inviabilizando, por exemplo, a utilidade das placas explicativas da vista sobre a cidade de Aveiro. Por outro lado, e mais grave, o edifício principal, de relevante interesse arquitetónico, apresenta diversos sinais exteriores de degradação, nomeadamente do seu revestimento exterior de ferro que tinge já as suas paredes.

Este equipamento relevante, pode e deve ser aproveitado diariamente, promovendo e valorizando o seu usufruto, diversificando as suas atividades e potencialidades, não apenas aos meios escolares mas alargando-o à restante comunidade, incluindo os visitantes do Município e da Região.

O Município, sob a gestão camarária PSD/CDS, possui os meios para o desenvolvimento do CMIA, conferindo-lhe maior centralidade do que até agora. Entre outros melhoramentos óbvios e já sinalizados, na envolvente e no edifício, poderia ser alargado o seu horário de funcionamento (no presente apenas às sextas e circunstancialmente aos sábados) ou o alargamento do circuito pedonal existente que se limita à envolvente ao CMIA através de passadiço.

O PCP continuará a intervir sobre este tema, comprometendo-se a levar esta preocupação à Assembleia Municipal.