• Sex. Abr 26th, 2024

CDU reúne com a junta e com o presidente da assembleia de compartes do Baldio do Buçaco (zona Luso)

Ago 16, 2021

Preocupada com o abandono da floresta em vários locais da freguesia, a CDU reuniu recentemente com o presidente da Assembleia de Compartes do Baldio do Buçaco (zona Luso) e com a junta de freguesia do Luso a quem foi delegada a sua gestão. Participaram na reunião Óscar Carvalho e outros membros da lista da CDU à freguesia. Esta reunião foi importante para esclarecer várias questões levantadas por populares ao longo das diversas ações de campanha da CDU realizadas nas últimas semanas. Durante o encontro foram dadas um conjunto de informações valiosas sobre o funcionamento do Baldio que esteve durante décadas sem qualquer atividade por parte dos compartes. Depois de uma primeira candidatura chumbada, estão neste momento em curso uma segunda visando
limpar e reflorestar uma extensa parte da área.

Por falta de iniciativa dos compartes e perante o completo abandono do Baldio, a Junta de Freguesia do Luso chamou para si a sua gestão tal como determina a lei. Recentemente, a mesma junta promoveu uma assembleia de compartes no sentido de assegurar o regular funcionamento do Baldio. Ao mesmo tempo submeteu uma candidatura europeia para reflorestação que não foi aceite. O Baldio do Buçaco (zona Luso) tem uma área de 150 hectares. A Junta lançou entretanto nova candidatura para limpar e reflorestar cerca de 90 hectares. De acordo com os registos existentes, o Baldio recebeu uma parte das verbas resultantes dos cortes e da venda de madeira (receitas repartidas com o ICNF). Mais recentemente, em função da instalação de uma antena do Siresp, novas receitas entraram por conta do uso dos
terrenos. Esta verba está prevista servir para a comparticipação necessários caso o projeto de reflorestação seja aceite.

Pela parte da CDU, Óscar Carvalho considerou que a reunião foi muito proveitosa. A gestão das terras comunitárias representa uma causa muito cara à CDU e ao PCP que sempre manteve uma forte intervenção neste domínio. O esforço da Junta em reunir os compartes e retomar o seu normal funcionamento com a eleição de uma mesa da assembleia é positivo. É muito importante envolver os compartes e assegurar uma divulgação tão ampla como possível do plano de gestão do Baldio por forma a dar a conhecer à população o que está a ser feito e como estão
a ser geridos os fundos.

Óscar Carvalho: “Achamos positivo o esforço da junta no envolvimento dos compartes. Enquanto não estiver a candidatura concluída e implementada no terreno, achamos por bem que a gestão dos baldios, continue nas mãos da Junta de Freguesia”.

Cumprimentos,

Comissão Concelhia da Mealhada do Partido Comunista Português