• Sáb. Nov 27th, 2021

CDU reúne com União dos Sindicatos de Aveiro

Set 21, 2021

Miguel Viegas, candidato da CDU à Câmara de Aveiro, reuniu com a direção da União dos Sindicatos de Aveiro (CGTP) para tomar o pulso à situação social e económica do concelho em matéria laboral. Com a economia a recuperar da crise pandémica, muito embora existam sectores ainda em dificuldades, é fundamental travar qualquer aproveitamento da crise para retirar direitos aos trabalhadores.De acordo com Adelino Nunes, as principais chagas do concelho em matéria laboral são os baixos salários, o desemprego e a precariedade. O desemprego oficial esconde grande parte da realidade com uma estatística que subavalia a realidade. Por outro lado a precariedade é cada vez maior. É lamentável observar grandes empresas que receberam milhares de apoios públicos a fazer despedimentos colectivos ou a substituir contratos sem termos por mão de obra precarizada. O abuso dos contratos de inserção é outro atentando contra os trabalhadores com dezenas de instituições a usar este expediente para preencher postos de trabalho permanente. Quanto aos salários, uma simples comparação com outros países da UE é suficiente para identificar a necessidade urgente de elevação dos salários, começando com o salário mínimo nacional.

Para Miguel Viegas, a simples atribuição de ajudas públicas, designadamente do município, deveria obrigar as empresas a garantir direitos mínimos aos trabalhadores. Não é aceitável que empresas que tenham beneficiado de milhões continuem a despedir e a praticar salários baixos. A CDU no seu programa, exige que sejam associadas contrapartidas reais em termos de postos de trabalho e direitos a qualquer ajuda pública, sejam elas financeiras ou fundiárias. A CDU, caso seja poder, acabará igualmente com a abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados, para descanso dos trabalhadores e em benefícios do comércio local.

Miguel Viegas: “Tivemos grandes empresas do concelho e receber ajudas ao layoff durante a pandemia e que no final distribuíram milhões de lucros aos accionistas. Isto revela o alinhamentos das autoridades com os interesses do grande capital. Temos de por cobro a isto!”

A candidatura da CDU Aveiro

20 Setembro 2021