A Coligação Democrática Unitária (CDU) PCP-PEV, anuncia a sua candidatura às eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de São Jacinto (AFSJ), apresentando como seu primeiro candidato António Nabais. A formalização desta candidatura já foi entregue no Tribunal de Aveiro.

As eleições antecipadas naquela freguesia são resultado da gestão ruinosa com que o Partido Socialista serviu São Jacinto e a sua população demissão, culminando na renúncia do presidente da Junta de Freguesia e a subsequente demissão dos restantes eleitos do Partido Socialista.

A CDU recorda que em 26 de setembro de 2021, a população de São Jacinto saiu à rua apelando à eleição da nova Assembleia de Freguesia (entre outros motivos), fazendo democracia e esperando, com naturalidade, num novo processo democrático e a eleição de um novo executivo pelo partido vencedor. Mas a oposição PSD/CDS (“Aliança com Aveiro”) assim não entendeu, desrespeitando a vontade popular e prolongando a agonia do executivo PS e prejudicando os interesses de São Jacinto.

Pela parte da CDU, tudo se fez para que o ato democrático de 26 de setembro de 2021 fosse respeitado. De resto, uma posição de convergência e coerência com o património de intervenção na freguesia da CDU, em defesa dos legítimos interesses da sua população, com destaque questões tão relevantes como a Habitação, os Transportes ou Saúde. Destacando-se a CDU ainda, ao longo dos últimos mandatos, como a força política ímpar na exigência do cumprimento de todos os requisitos legais, quanto à apresentação e discussão das contas da freguesia.

Nas próximas eleições, a CDU procura afirmar o seu compromisso passado, presente e futuro de defesa dos interesses do povo e dos trabalhadores de São Jacinto, sob lema da CDU “TRABALHO, HONESTIDADE, COMPETÊNCIA”. A lista da CDU não se esconde sob compromissos opacos, sob projetos e interesses pessoais, económicos ou circunstanciais. É por São Jacinto e pelo seu povo que a CDU se apresenta.

A candidatura da CDU, com António Nabais e os restantes candidatos, defende uma gestão criteriosa e transparente das instituições e dos interesses públicos. Esta é uma candidatura que igualmente se distingue das demais pela contínua recusa de benefícios ou vantagens pessoais, no exercício de cargos públicos pelos seus candidatos.

A candidatura da CDU em São Jacinto 2 de Outubro de 2022

NOTA BIOGRÁFICA ANTÓNIO ARMANDO DE MATOS NABAIS

Nasceu na freguesia de São Jacinto, concelho de Aveiro em 1960.

Militar de carreira, ingressou nas Forças Armadas em 1981, tendo em 1983 iniciado a sua carreira na Classe de Sargentos na Força Aérea Portuguesa, onde exerceu as suas funções até 1998. Em 2009 foi transferido da Força Aérea para o Instituto da Defesa Nacional (IDN) onde terminou a sua carreira ativa, com passagem à situação de reserva fora da efetividade do serviço em 2012. Atualmente encontra-se na situação de reforma. Ao longo da sua carreira profissional foi reconhecido diversas vezes como atestam os louvores e condecorações.

Durante a sua carreira como Sargento das Forças Armadas, desempenhou ainda diversas funções como delegado da Associação Nacional de Sargentos (ANS) e integrou os Órgãos Sociais da ANS, durante vários mandatos.

Em 2014 aderiu à Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro (CUSA). Em 2019 integrou o grupo coordenador do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Aveiro (MUSPA). Desde 2017 faz parte da Direção Nacional do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP).