Durante três dias, os deputados do PCP no Parlamento Europeu, Sandra Pereira e João Pimenta Lopes, visitaram o distrito de Aveiro inserido nas jornadas de trabalho que, desde Outubro de 2022, se realizam um pouco por todo o país.

Entre os dias 3 e 5 de Julho, os deputados do PCP percorreram mais de 800 kms no distrito de Aveiro, contactando com centenas de trabalhadores, com utentes de serviços públicos, com pequenos comerciantes, agricultores e pescadores, ficando a conhecer melhor a realidade local, ouvindo anseios e preocupações, mas também dando a conhecer as imensas propostas do PCP sobre as variadas matérias.

Contactaram com trabalhadores do sector da metalurgia, dos moldes, da cortiça ou do calçado, com trabalhadores em superfícies comerciais ou no comércio local, com trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde. O valor do salário (salário mínimo nacional ou pouco acima), os intensos ritmos de trabalho, os horários desregulados e a não valorização das carreiras, foram as principais preocupações colocadas pelos trabalhadores nas acções de contacto realizadas. O reforço do SNS foi unanimemente reiterado. O aumento do custo de vida, sentido muito particularmente nas idas aos supermercados ou nos encargos com a habitação, foi um dos elementos recorrentes salientado na maioria dos contactos.

A perda de poder de compra afecta de forma particular o pequeno comércio local que, ao longo dos anos, tem sofrido com a abertura desmedida de grandes centros comerciais, com dificuldades de acesso aos centros urbanos – falta de estacionamento perto – e com a falta de medidas de efectivo apoio para os micro, pequenos e médios empresários.

No contacto com os pecadores, entre outros aspectos, foi salientada a necessidade do apoio à gasolina (para as embarcações) ser concretizado no acto da compra, como acontece para o gasóleo, e não à posteriori, com grandes atraso nos reembolsos. Na visita realizada aos baldios, o reforço do ICNF (em meios técnicos e humanos), a continuidade e longevidade de medidas de apoio destinadas a estas comunidades e a necessidade de criação de pontos de água nestes territórios, como primeira linha de defesa contra os incêndios florestais, foram as principais necessidades identificadas.

Os deputados do PCP estiveram ainda presentes na acção promovida pela Fenfrop e outras estruturas em defesa da dignificação da profissão de milhares de investigadores e bolseiros que decorreu dia 5 em Aveiro e na iniciativa de homenagem ao militante comunista Dr. Carlos Ferreira Soares, conhecido por Dra. Prata, assassinado pela polícia fascista há 81 anos.