A pedido do PCP, uma delegação composta por eleitos que têm intervindo em sessões da Assembleia Municipal – João Louceiro e António Neves – e candidatos que integraram a lista da CDU à Assembleia de Freguesia do Luso – Óscar Carvalho e Cristina Alves – reuniu esta segunda-feira com a delegada de saúde da Mealhada, Dr.ª Fernanda Pinto.

O pedido de reunião decorreu de preocupações que têm sido sentidas em relação à vigilância e à qualidade da água da Fonte, assuntos de superior importância para a saúde pública e para a vida, desde logo, do próprio Luso. Algumas dúvidas têm vindo a ser agravadas também em resultado do desconhecimento público da realização de análises e dos seus resultados.

Pelos testes executados, a senhora delegada de saúde confirmou a qualidade para consumo humano da água da Fonte de São João. Alertou, no entanto, que as condições em que ela é recolhida e armazenada por algumas pessoas não permitem preservar aquela qualidade, podendo originar problemas em quem a consome.

A delegação ficou a saber que, não estando a Fonte incluída na rede pública de abastecimento, não compete à saúde pública assegurar a vigilância da qualidade da água. Não obstante, ainda que de forma mais espaçada por insuficiência de pessoal técnico, a delegação de saúde tem realizado análises com periodicidade aproximadamente semestral.

Assinalando poder contribuir para o conhecimento e a confiança da população, reduzindo também a propagação de eventuais boatos, a delegação do PCP sugeriu que voltassem a ser tornados públicos os resultados de análises realizadas, divulgando-os, como era hábito na extensão de saúde do Luso. A senhora delegada de saúde concordou com o retomar desta prática.

A inclusão da Fonte de São João na rede pública de abastecimento depende de decisão da Câmara Municipal que terá de ser precedida da aplicação de procedimentos de tratamento e garantia no local de emergência da água. Estes procedimentos serão também forma de impedir transtornos derivados de qualquer inopinado episódio de contaminação, por exemplo, em fases de maior pluviosidade.

A questão dos processos de tratamento foi já falada em anterior mandato autárquico mas continua sem concretização, razão pela qual o PCP a voltará a colocar na Assembleia Municipal, assim como tem feito em relação às obras de reparação e renovação da rede de esgotos do Luso que continuam a marcar passo.