As Associações de Bombeiros e os milhares de homens e mulheres que as integram são reconhecidos pelo papel insubstituível que desempenham nas suas missões. São a mais importante organização de protecção e socorro do País e assumem um papel central no Sistema de Protecção Civil.

O PCP tem procurado intervir sobre eles, não apenas questionando o Governo mas também, apresentando propostas que visam valorizar o papel dos bombeiros no quadro do Sistema de Protecção Civil. Foi com esse objectivo que apresentámos em 2017 na Assembleia da República uma Proposta de Resolução com os eixos enquadradores de uma outra política de Protecção Civil que, em vez de os subalternizar, colocasse os Bombeiros no lugar que devem ocupar nesse sistema, com as verbas, os meios e equipamentos correspondentes à importância estratégica da sua missão, tendo sempre presente que ela não se esgota no combate aos incêndios florestais.

Em sede de Orçamento de Estado apresentámos repetidamente propostas que foram sendo chumbadas ano após ano, das quais se destaca a do chamado gasóleo verde para os veículos utilizados em missões de socorro, assistência, apoio e combate a incêndios.

Neste contexto a Comissão Concelhia de Estarreja do Partido Comunista Português vem tornar pública que no dia 30 de junho de 2022 apresentou na Assembleia Municipal de Estarreja uma moção, que foi aprovada por unanimidade, para a valorização dos Bombeiros, anexo a mesma na integra, no qual se destaca que a Assembleia Municipal deve expressar a sua solidariedade à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, à Federação dos Bombeiros do Distrito e à Liga dos Bombeiros Portugueses, e apelar ao Governo e aos grupos parlamentares que legislem, rapidamente, para que os Bombeiros tenham, finalmente, acesso ao gasóleo verde, tal como recomendar ao Ministério da Saúde para cobrir os custos efetivos dos serviços protocolados e prestados pelos Corpos de Bombeiros no âmbito da Emergência Pré-Hospitalar e Transporte de Doentes.

O PCP apela à população de Estarreja que reivindique a defesa e valorização dos nossos Bombeiros exigindo mais e melhores condições para os mesmos.

A Comissão Concelhia de Estarreja do PCP