Na passada Sexta-feira, largas dezenas de utentes e profissionais de saúde estiveram presentes na vigília promovida pela CDU em defesa do Serviço de Urgências, junto ao Hospital de Águeda.

Nas últimas semanas têm sido vários os dias e noites em que o Serviço de Urgência Básica do Hospital de Águeda tem encerrado por não ter sido possível completar as escalas médicas.

Este é o resultado claro de uma política de desmantelamento e liquidação do Serviço Nacional de Saúde, desenvolvida por PS, PSD, CDS, Iniciativa Liberal e Chega, para favorecimento do negócio privado da saúde.

Uma política que degrada as condições de trabalho no SNS, empurrando muitos profissionais para fora dos serviços públicos de saúde, com as consequências que estão à vista: urgências sem profissionais de saúde; longos tempos de espera para uma consulta; utentes sem médico e enfermeiro de família; utentes que se dirigem de madrugada para o centro de saúde para tentarem conseguir uma senha para uma consulta.

É hora de mudar de política e de defender o Serviço Nacional de Saúde!

É urgente a contratação e fixação dos profissionais de saúde necessários para garantir o funcionamento do Serviço de Urgências do Hospital de Águeda, isso passa pela valorização das suas carreiras e pelo aumento dos seus salários.

É urgente a valorização do Hospital de Águeda. É hora de mudar de política e de defender e valorizar o Serviço Nacional de Saúde.

É preciso lutar e defender o SNS. É preciso dotá-lo de meios e recursos para dar resposta aos problemas das populações , nomeadamente a contratação e fixação de profissionais de saúde, o que passa pela valorização das suas carreiras e remunerações e pela implementação da dedicação exclusiva; a atribuição de médico e enfermeiro de família a todos os utentes; a recuperação das listas de espera; a dotação dos cuidados de saúde primários dos instrumentos de diagnóstico.

É hora de garantir o direito à saúde, constitucionalmente consagrado.

Nesta luta podem contar com a CDU!